Qualquer ligeiro contacto que tenha sido produzido por 41 Azul e Branco parece ser meramente fortuito, devendo ser considerado como fazendo parte do jogo. O defensor salta em frente do atacante e não na direção deste, pelo que se trata de um contacto marginal. O AC está nas costas do atacante, quando deveria ter efetuado passo cruzado (cross step) para a sua esquerda, em tempo devido, pelo que não deveria ter assinalado o que efetivamente não podia ver. Decisão emocional, instintiva, a evitar, devendo existir superior capacidade de retenção do apito.

 

Qualquer ligeiro contacto que tenha sido produzido por 35 Vermelho é meramente fortuito, devendo ser considerado como fazendo parte do jogo. Há que ter capacidade de retenção momentânea do apito e não precipitar uma decisão emocional, para mais a este nível.

 

Qualquer ligeiro contacto que tenha sido produzido por 5 Vermelho é meramente fortuito, devendo ser considerado como fazendo parte do jogo. Há que ter capacidade de retenção momentânea do apito e não precipitar uma decisão emocional, para mais a este nível.

 

O contacto produzido por 21 Vermelho, na altura em que é assinalado como falta, deveria ser considerado como fazendo parte do jogo, pois em nada afetou a concretização da jogada. Pelo contrário, deveria sim ter sido assinalada falta a 21 Vermelho por handchecking, logo quando 4 Verde terminou o drible e iniciou o seu ato de lançamento, mas o cesto não deveria ser validado, pois foi obtido com violação de passos (3 apoios). Relembra-se que contacto por handchecking numa penetração para o cesto tem tolerância zero.

 

O ligeiro contacto possa ter sido produzido por 17 Vermelho depois do lançamento ao cesto do adversário e sem qualquer tipo de consequência, deve ser considerado como fazendo parte do jogo. "Best call, no call"!

Page 1 of 2

Login no Portal

Introduza os dados de acesso

Menu móvel